Nesta quinta-feira, 30 de outubro, é celebrado o Dia do Comerciário, data que reconhece a importância do profissional que atua no varejo, um dos motores da economia de Criciúma. Segundo dados do Observatório Econômico da CDL de Criciúma, com base nos registros da Receita Federal, o comércio responde por 21% dos empregos formais da cidade, com 16.777 trabalhadores registrados.
“Quando falamos em comércio, falamos de um conjunto importante de pessoas que se dedicam a atender os consumidores. Pessoas que escolheram este segmento para construir sua trajetória profissional sem perder de vista o acolhimento que precisa ser dado aos clientes”, destaca Andréa Gazzola Salvalággio, presidente da CDL de Criciúma. “Os comerciários são profissionais que merecem reconhecimento, pois, nas últimas décadas, o comércio se tornou ainda mais dinâmico, com a entrada de novas tecnologias, exigindo um aperfeiçoamento contínuo e muitas adaptações no estilo de atendimento”, destaca a presidente.
Para apoiar os profissionais do comércio neste processo de transformação, a CDL de Criciúma realiza programas, ações e treinamentos periodicamente. Um exemplo é o Avança Varejo, realizado em parceria com o Sebrae oferecendo uma trilha de conteúdos que vão desde o atendimento ao cliente até o uso de novas tecnologias.
Presente em todos os bairros, o comércio local movimenta a economia, gera emprego e renda, e garante à população acesso a produtos e serviços indispensáveis ao dia a dia. Dados do Observatório Econômico da CDL mostram que o setor conta com estabelecimentos no Centro (1.471), São Luiz (217), Próspera (308), Rio Maina (112), Santa Luzia (135) e Quarta Linha (106).
“Quando se fala da presença do comércio nos bairros, o comerciário se torna ainda mais importante, porque faz parte daquela comunidade, os clientes são também vizinhos e amigos”, explica a diretora executiva da CDL de Criciúma, Greissi Boaroli.