Perspectivas de melhora ou de crise no varejo? Discussão pauta mais uma edição do Café de Ideias

A pandemia, o avanço da tecnologia e a mudança de comportamento do consumidor inspiram atenção por parte dos comerciantes. Um novo cenário social e econômico se apresenta para os lojistas, que devem se atualizar frente às mudanças e abraçar as novas possibilidades que surgem. Para contribuir neste processo, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Criciúma realiza, na próxima quarta-feira, dia 25 de maio, mais uma edição do seu Café de Ideias. Desta vez, o economista, pesquisador e coordenador do curso de Economia da Unesc, Thiago Rocha Fabris, é quem fala aos comerciantes, tendo como tema “As tendências macroeconômicas e o setor comercial brasileiro”.

Entre os assuntos abordados, os participantes entenderão um pouco mais sobre indicadores macroeconômicos, PIB, juros, câmbio, setores, investimentos, comércio exterior, consumo das famílias e governo, preços, expectativas e suas tendências, e de que forma isso tudo impacta nos seus negócios. “Se antecipar aos movimentos econômicos é essencial para tomar decisões de maneira mais assertiva. Essas decisões estão relacionadas, por exemplo, aos fluxos financeiros da empresa, como capital de giro, estoques, fluxo de caixa, custos, volume de vendas e receitas. Ou, ainda, relacionadas à decisão de expandir suas atividades, visando aumentar o market share do negócio, utilizando recursos próprios ou de terceiros”, explica Fabris.

O evento ocorre na quinta-feira, a partir das 8h30min, na sede da entidade. Para participar, basta se inscrever pelo WhatsApp 48 99971-1731. O presidente da CDL, Tiago Marangoni, convida os associados e enfatiza a importância de se atualizar sobre o cenário econômico atual. “Passamos tantas dificuldades nos últimos anos, as coisas acabaram mudando de um jeito impressionante. É fundamental entender em que ponto estamos, para onde vamos e de que forma isso tudo contribuirá com tomadas de decisão mais inteligentes e estratégicas”, complementa.

Sobre o palestrante

Thiago Rocha Fabris é economista, possui doutorado em Economia Internacional e Industrial e mestrado em Economia com ênfase em Finanças e Mercado de Capitais. Tem experiência e Modelagem Matemática, Estatística e Econométrica com ênfase em Macroeconomia, Economia de Empresas, Finanças, Economia Internacional, Economia Industrial e Economia Institucional.

É autor de livro e de artigos científicos. Elabora cenários macroeconômicos e microeconômicos nos níveis internacional, nacional, estadual e regional. Além do mais, realiza Planos de Desenvolvimento Regional e Municipal. Atualmente é Coordenador do Observatório de Desenvolvimento Socioeconômico e de Inovação e do curso de Ciências Econômicas da Unesc, e diretor da Economic Value.

CDL de Criciúma promove Sábado de Páscoa para estimular o comércio local

Após solicitação, Polícia Militar anuncia intensificação do policiamento no Centro

Governador Jorginho Mello recebe pleitos do Sul