Um turbilhão de conhecimentos, reflexões, provocações, insights, conexões, conceitos e práticas. Assim pode ser definida a sétima edição da ExpoMais, que evento que teve a cocriação da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Criciúma e ocorreu na sede da Associação Empresarial de Criciúma (Acic), nos dias 3 e 4 de outubro.
Durante o evento, o comportamento humano esteve no centro das discussões. Em sua palestra, o neurocientista e futurista Álvaro Machado Dias falou sobre a era da metamodernidade. “A internet trouxe uma transformação poderosa e uma explosão de informações, que teve entre as consequências fundamentais desenvolver estratégias para encontrar essas informações. O botão de ‘like’ tem sido um determinador do comportamento humano. A inovação que mudou a nossa forma de nos comportar abre uma nova era. E as psicotecnologias, as tecnologias voltadas à mente, ganham cada vez mais espaço”, acrescenta.
O pesquisador das novas gerações, doutor em Comunicação, Dado Schneider, também fez referências às mudanças geradas pela globalização. “A internet trouxe infinitas formas de aprender, em geral, muito mais interessantes. E a gente passou a ter jovem jovem, jovem velho, velho velho e velho jovem. Não é mais a idade cronológica que conta, e sim a postura diante das mudanças e a capacidade de se adaptar às novas tecnologias”, considera.
Oitava edição já tem data marcada
Para o presidente da CDL, André Luiz Santiago de Castro, fazer parte e contribuir com a cocriação do evento vai ao encontro da missão e do propósito da entidade, que é de desenvolver a região onde está inserida. “O conteúdo deste ano surpreendeu. Palestrantes com vasto conhecimento, assuntos que vêm ao encontro da realidade e nos ajudam a vislumbrar novas perspectivas”, diz ele, ao complementar: “com certeza no próximo ano estaremos juntos novamente”, explana.
A Expomais 2024 já tem data marcada. Ela ocorrerá nos dias 16 e 17 de outubro. Participam da cocriação, CDL, Acic, Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) campus Criciúma, Prefeitura de Criciúma, Satc, Sebrae, Senac, Sesi/Senai e Unesc.