Leandro Puchalski apresenta tendências do clima para o outono/inverno na CDL de Criciúma - Notícias

Página inicial Promoções Banco de Empregos Telefone/Fax(48) 3431.2100
  • Compartilhe nosso site

Notícias

Notícias da CDL

Leandro Puchalski apresenta tendências do clima para o outono/inverno na CDL de Criciúma
Leandro Puchalski apresenta tendências do clima para o outono/inverno na CDL de Criciúma 22 de maio de 2019

Os dias mais frios do ano se avizinham e, com influência do fenômeno climático El Niño, devem vir acompanhados de volumes de chuvas acima da média do período. A previsão esteve entre as principais informações esmiuçadas pelo meteorologista Leandro Puchalski em palestra na tarde desta terça-feira (21), na CDL de Criciúma.

Considerado autoridade no segmento e integrante do Fórum Climático de Santa Catarina, Puchalski apresentou deve se comportar o clima na região entre julho e agosto, período em que o fenômeno climático El Niño segue atuando na atmosfera, conforme indicam diferentes modelos meteorológicos utilizados pelos especialistas para fazer as previsões.

“Na média histórica aqui na nossa região o clima sob a interferência do El Niño registra índices de chuva mais altos e temperaturas um pouco mais altas que o normal. É preciso frisar que o inverno em Santa Catarina em média faz bastante frio. Os modelos indicam que será próximo ao normal, porém não rigoroso”, explicou o meteorologista.

Contextualizadas em modelos meteorológicos e nas referências utilizadas pela meteorologia para fazer as previsões, como temperatura das águas oceânicas e os ventos, Puchalski deu elementos detalhados da previsão aos comerciantes. “As informações do tempo são muito importantes para a rotina de quem vive no comércio e em outras atividades, como no meu caso também a agricultura. Foi uma oportunidade interessante para tirar muitas dúvidas que eu tinha sobre como ocorrem as mudanças do tempo”, afirmou o empresário Valdir Marangoni.

Monitorando o tempo

Leandro Puchalski assina o Tempo&Clima, funcionalidade disponível em breve no Sistema SPC, fruto de uma parceria com a Federação das CDLs de Santa Catarina (FCDL). A ferramenta vai apresentar boletins de previsões semanais e quinzenais.